Acupuntura Veterinária

A Acupuntura é o método terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa mais conhecido no ocidente, que visa a restauração e a manutenção da saúde, através do equilíbrio energético do organismo.

Consiste no estímulo de pontos determinados do corpo, os acupontos, através da inserção de finas agulhas de aço inox ou através de outras técnicas de estímulo. A Medicina Tradicional Chinesa e a Medicina Alopática (Ocidental) NÃO são incompatíveis, podem e devem ser associadas visando à obtenção de melhores resultados.

A associação da Medicina Tradicional Chinesa e Homeopatia, pode ser feita de forma sinérgica acelerando o processo de recuperação do paciente.

Principais Indicações:

  • Distúrbios Musculares, Tendinosos, Articulares e Esqueléticos
    • (Ex: dores lombares e cervicais, hérnias de disco, osteoartrite, displasia coxo-femoral, claudicação em geral, tendinite, dor ciática, lesões ligamentares)
  • Distúrbios Neurológicos
    • (Ex: seqüelas de cinomose, epilepsia, paralisias faciais, paralisias centrais e periféricas, paresias subseqüente de isquemias cerebrais, neuropatias periféricas com déficit motor ou alterações sensitivas)
  • Distúrbios Funcionais
    • (Ex: problemas cardíacos e circulatórios, insuficiência renal e hepática, incontinência urinária e fecal, alterações metabólicas)
  • Sistema Respiratório
  • Dermatopatias
  • Imuno-estimulação
  • Pós operatório

Agulhas Secas

Massoterapia

Consiste na aplicação de finas agulhas de aço inox em pontos de acupuntura.

Moxabustão

Exercicios-Terapeuticos

A moxa, preparada a partir da Artemísia (Artemisia Vulgaris e Artemísia Sinensis), é utilizada para tratar e previnir doenças através de aplicação de calor em pontos de acupuntura, removendo e desobstruindo os bloqueios de energia e restabelecendo o seu fluxo saudável.

O calor do bastão de moxa pode ser conduzido através da agulha de acupuntura ou por aproximação da pele.

Farmacopuntura

Ultra-Som

Consiste no uso de fármacos injetados em acupontos para potencializar seus efeitos.

Aquapuntura

Ultra-Som

Injeção de solução salina ou água destilada nos acupontos, esta técnica causa estímulo constante do ponto de acupuntura por um período mais prolongado. Outras substâncias podem ser utilizadas, dentre elas: fitoterápico, homeopático, vitaminas e sangue (hemopuntura).

Eletroacupuntura

Eletroacupuntura

Transmissão de estímulo elétrico através do uso de aparelhos elétricos conectados às agulhas. A eletroacupuntura potencializa os efeitos da acupuntura feita com as agulhas, e possui uma ação analgésica mais rápida.

Laserpuntura

LASERPUNTURA

Consiste na estimulação dos pontos de acupuntura com o laser de baixa freqüência.

Além dos Princípios da Medicina Tradicional Chinesa, a laserpuntura baseia-se nos efeitos biológicos do Laser, promovendo biomodulação, analgesia e anti-inflamação.

Hai hua

HAI-HUA

São eletrodos com imãs, que liberam cargas eletromagnéticas, aplicados sobre os pontos de acupuntura. A ação de cada eletrodo equivale ao estímulo simultâneo de 132 agulhas, desobstruindo os meridianos, ativando a circulação sangüínea e reequilibrando a energia vital do organismo.

Acupuntura Japonesa

HAI-HUA

Consiste em técnicas de diagnósticos e de terapia diferentes da acupuntura chinesa.

O tratamento pode ser realizado com agulhas ou através de estímulos dos pontos de acupuntura sem a inserção de agulhas, acupuntura não invasiva.